- Designação do projeto | Projetos Individuais – Qualificação das PME
Código do projeto | 21749
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | Alentejo – Campo Maior
Entidade beneficiária | Ponte Romão – Azeite e Azeitonas, Lda.Data de aprovação | 08-11-2016
Data de início | 01-10-2016
Data de conclusão | 29-03-2019
Custo total elegível | 172 962,01€
Apoio financeiro da União Europeia |79 776,49€ (FEDER) / 5 442,04€ (FSE)Objetivos, atividades e resultados esperados /atingidos
O projeto de Qualificação da Ponte Romão, tem como objetivo o reforço das valências da empresa em diversos fatores de competitividade para atuar com eficiência e capacidade de resposta perante as exigências dos mercados, através de um plano que abrange grande parte dos domínios imateriais de competitividade e que induz o desenvolvimento das suas capacidades estratégicas e de gestão.
Estão a ser desenvolvidas atividades em várias áreas no âmbito deste projeto que permitirão que a empresa alcance os objetivos supracitados, nomeadamente:
– Adoção de processos organizacionais que potenciem o desempenho global da empresa, dinamizados pela realização de um Diagnóstico de Produtividade, pelos investimentos na aquisição de softwares de gestão CRM e ERP e pela contratação de um técnico responsável pelo apoio à Inovação Organizacional.
– Aquisição do software Project Management que, em conjugação com a interligação com o portal de negócios e-commerce, e com a formação dos colaboradores, serão essenciais para a adoção de procedimentos mais eficientes.
– Criação e desenvolvimento de novas marcas e insígnias para associar a uma abordagem a segmentos de mercado diferenciados (exportação), fazendo também o registo das mesmas.
– Implementação e Certificação da Norma de Qualidade ISO 9001 e do Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar ISO 22000 que constituem uma valorização que facilitará o potencial de comercialização dos produtos.
A partir da concretização das atividades previstas, a Ponte Romão conseguirá melhorar relevantemente o seu posicionamento nos mercados onde já atua e alargar a sua atividade a novos mercados, incrementando a sustentabilidade do negócio e assumindo um posicionamento optimizador em toda a sua cadeia de valor.Designação do projeto | Projetos Individuais – Internacionalização
Código do projeto | 21768
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | Alentejo – Campo Maior
Entidade beneficiária | Ponte Romão – Azeite e Azeitonas, Lda.Data de aprovação | 07-09-2016
Data de início | 01-10-2016
Data de conclusão | 29-09-2019
Custo total elegível | 271 914,67€
Apoio financeiro da União Europeia | 124 554,41€ (FEDER) / 6 139,88€ (FSE)Objetivos, atividades e resultados esperados /atingidos
Os objetivos definidos pela Ponte Romão para a sua atuação e que deverão ser potenciados pela concretização dos investimentos previstos no presente projeto passam por:
– Implementar iniciativas sustentáveis para a sua extensão de mercado, obtendo maior informação e conhecimento sobre os mesmos de modo a potenciar o sucesso de entrada progressiva em novos mercados externos, adequando as formas de presença e promoção nesses mercados em função das características da sua oferta e dos interesses e necessidades dos clientes (sejam eles intermediários, como as superfícies comerciais ou o canal HORECA, ou os consumidores finais);
– Reforçar a identidade da marca Herdade de Castros, potenciando a respetiva associação ao património cultural da região do Alentejo.;
– Assegurar a continuidade na empresa dos colaboradores com know-how relevante do negócio e recrutar novos colaboradores com qualificações elevadas em áreas críticas para a sustentabilidade da sua estratégia;
– Criar condições para ter um crescimento sustentado do seu volume de negócios e uma maior rentabilidade a partir do aumento da sua quota em mercados externos.
Para conseguir alcançar estes objetivos, a Ponte Romão definiu várias atividades a desenvolver no âmbito deste projeto de internacionalização nomeadamente:
– Aquisição de diagnóstico de internacionalização, estudos de viabilidade económico-financeira, estudos de mercado a efetuar e participação em feiras da especialidade;
– Implementação de uma estratégia de marketing com forte recurso a novas tecnologias da economia digital, o que se traduzirá na aquisição de um Portal de Negócios Digital E-commerce;
– Ações de prospeção e presença em mercados internacionais como complemento à presença em feiras internacionais, orientadas para alguns países pertencentes ao mercado europeu;
– Conceção e elaboração de material informativo para divulgação e promoção da empresa em novos mercados e para lançamento dos novos produtos nos mesmos;
– Introdução de novos métodos de organização das práticas comerciais ou das relações externas, através de investimento em ferramentas de inbound marketing, o Channel marketing e o B2B Marketing.
A Ponte Romão considera ser possível, através da concretização das atividades definidas no projeto, obter um posicionamento mais favorável nos mercados nacional e internacional, prevendo atingir no pós-projeto (2020) um volume de negócios superior a 1 000 mil euros, alcançando uma percentagem de exportações de cerca de 66%.
Portugal 2020Castr2018herdade2023-11-27T16:31:09+00:00